O mistério por trás de grandes crimes já agitou a história de muitas novelas, seja servindo como o "clímax" da trama ou como forma de chamar atenção para as emoções finais da produção. Em "Pega Pega", novo folhetim das sete, que estreia nesta terça-feira, dia 6, o crime ganha "status" de protagonista e surge como o eixo central da história assinada por Claudia Souto e dirigida por Luiz Henrique Rios.
Ambientada no Rio de Janeiro e tendo o fictício e outrora luxuoso Carioca Palace como cenário principal, a novela tem como grande acontecimento o roubo de US$ 40 milhões, que estavam guardados em um cofre da suíte presidencial do hotel. Pelos corredores do local, a autora quer entrelaçar histórias de amor, vilanias, investigação policial e, claro, o humor tão peculiar da faixa. 
O dinheiro roubado era a cartada final do eterno "playboy" Pedrinho Guimarães, de Marcos Caruso. Símbolo da era de ouro de Copacabana, o hotel localizado de frente para a "princesinha do mar" foi o único bem que restou ao "bon-vivant", que resolveu vendê-lo para garantir o futuro da neta, a sonhadora Luiza, de Camila Queiroz.
O principal suspeito do crime é o pragmático Eric, de Mateus Solano, executivo acostumado a comprar e reestruturar empreendimentos com problemas financeiros, mas que acaba se apaixonando perdidamente por Luiza. Sem fazer segredos, logo no primeiro capítulo, a autora já mostra as motivações e dilemas dos responsáveis pelo roubo, cometido por Malagueta, Sandra Helena, Agnaldo e Julio, funcionários do Carioca Palace vividos por Marcelo Serrado, Nanda Costa, João Baldasserini e Thiago Martins, respectivamente. "Eles precisam continuar trabalhando para que ninguém desconfie de nada. E fica sempre aquele clima de tensão. Principalmente quando a polícia aparece", explica Serrado.
Mosaico 
Conflitos familiares, sentimentos de culpa e o amor entre diferentes classes e gerações terão destaque em "Pega Pega". No mundo do viúvo Eric, de Mateus Solano, os negócios estão em primeiro lugar, à frente, inclusive, da única filha, a adolescente Bebeth, de Valentina Herszage. Dinheiro é exatamente o que falta na vida de Julio, de Thiago Martins. Na iminência de ser despejado da casa onde mora com suas tias, Elza e Prazeres, personagens de Nicette Bruno e Cristina Pereira, o rapaz não vê outra alternativa a não ser participar do roubo. Ele ainda se apaixona justamente pela incorruptível inspetora de polícia Antônia, de Vanessa Giácomo. E Pedrinho, personagem de Marcos Caruso, além do roubo, tem de lidar com a volta de Sabine, dondoca que foi seu amor da juventude, interpretada por Irene Ravache. ("Pega-Pega", Globo. Estreia nesta terça-feira, às 19h20).