A partir deste ano, o Ministério da Saúde adotou um novo esquema de vacinação contra a Covid-19. A principal mudança é a inclusão de gestantes e idosos na imunização de rotina. As grávidas devem receber uma dose a cada gestação e os maiores de 60 anos receberão uma dose a cada seis meses. Antes, gestantes e idosos eram somente parte do grupo prioritário e agora integram o calendário oficial ao lado das crianças. Os demais grupos prioritários recebem uma dose a cada ano, exceto os imunocomprometidos, que continuarão sendo vacinados a cada seis meses.

Mogi das Cruzes recebeu o novo imunizante Serum/Zalika, utilizado somente para pessoas a partir dos 12 anos de idade, conforme os grupos contemplados pelo Ministério da Saúde. A prioridade inclui idosos, imunocomprometidos, gestantes e pessoas com comorbidades. A Zalika se diferencia das vacinas anteriores pelo uso de uma tecnologia de nanopartículas proteicas, que, segundo estudos, oferece uma resposta imunológica mais ampla contra variantes recentes do vírus.

Nesta semana, a cidade também recebeu um lote da vacina contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses. A distribuição das doses está em andamento e até quarta-feira (15) todas as unidades do município foram abastecidas com a Pfizer Baby (tampa cor de vinho). 

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Gestantes devem levar também a caderneta de gestante ou laudo médico.

Veja como fica a vacinação contra a Covid-19:
•    Crianças de seis meses a menores de cinco anos: até três doses (depende de como está o esquema vacinal)
•    Gestantes: uma dose a cada gestação
•    Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses
•    Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses
•    Outros grupos prioritários*: uma dose a cada ano

*Demais grupos prioritários: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.


OBSERVAÇÕES:
* Ao completar 5 anos de idade, independente de quantas doses foram aplicadas até os 4 anos e 11 meses, o esquema vacinal será considerado completo e a criança não receberá outras doses. 
* Crianças de 5 a 11 anos: quem nunca foi vacinado, com nenhuma das vacinas contra a COVID, poderá receber 1 dose da vacina própria para sua faixa etária.