Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com uma doença rara, entre as mais de 6 mil existentes, de acordo com dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Uma delas é a síndrome de POEMS, um distúrbio multissistêmico associado a alteração de células imunológicas, diagnóstico recebido pela professora de educação infantil, Rima Lima Amorim, de 48 anos, em 2023.
A professora, que mora em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, perdeu a coordenação motora e atualmente está internada no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na capital, onde realiza quimioterapias e o acompanhamento da doença.
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
De acordo com o esposo de Rita, o escrevente Marcelo Lima Amorim, 46, no final do ano de 2022 ela começou a sentir algumas dificuldades para andar, que ao longo dos meses foram se agravando, inclusive ocasionando quedas no trabalho e na rua. Em maio de 2023, após cair em casa, Rita procurou atendimento médico e foi constatado que os sintomas eram de polineuropatia, uma disfunção simultânea dos nervos periféricos.
O quadro se agravou, de acordo com Amorim, e ela começou a perder o movimento dos pés, e depois dos membros superiores. Após a realização de exames, em agosto de 2023, foi dado o diagnóstico da síndrome POEMS. Desde então, Rita começou a quimioterapia no Icesp.
Amorim contou ainda que a esposa está hospitalizada desde o dia 6 de novembro, quando foi para uma consulta de acompanhamento e os médicos optaram pela internação. Com a ajuda da fisioterapia, segundo o marido, Rita recuperou um pouco dos movimentos dos braços e pernas e deve receber alta em breve.
O esposo diz que tem sido um período de grande aprendizado. “Primeiramente, na busca espiritual, só estando perto de Deus a vida faz sentido. E em segundo lugar, a importância de princípios que muitas vezes passam batidos no dia a dia, mas que são essenciais na nossa vida. É isso que ajuda a passar por esse momento”, comentou.
O treinador e auxiliar técnico do Corinthians, Sidnei Lobo, que é amigo do casal, presentou a professora com uma camiseta autografada do time para ser rifada com o objetivo de ajudar com os custos do tratamento, como transporte até o hospital e medicações. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (11) 99488-1719 (Marcelo).
*Texto supervisionado pelo editor.
Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98