Alto Tietê - Desde a chegada do vírus da Monkeypox no país no dia 9 de junho, o Alto Tietê registrou mais de 60 casos da doença até anteontem, segundo dados das prefeituras. Em todo o Estado, apesar de não haver registro de óbito, o Governo de São Paulo registrou 3.580 casos até ontem (21).
Dentre os municípios da região, Itaquaquecetuba é a cidade que apresenta o maior índice, totalizando 20 infecções. A cidade foi a primeira cidade do Alto Tietê a confirmar um caso da doença, e segue com 20 notificações confirmadas até o último balanço. Segundo a prefeitura, a cidade também soma 62 descartes e 15 casos sob análise. No total, foram 17 curados.
A Secretaria da Saúde de Mogi das Cruzes, até o dia 21 deste mês, confirmou 14 casos da doença. Na mesma data, cinco casos estavam sob análise, enquanto 57 suspeitas já haviam sido descartadas. A cidade, que não registra óbito, declarou por meio da Prefeitura que todos os confirmados apresentaram quadros estáveis e foram devidamente orientados.
Em Suzano, até o dia 21 foram confirmados 14 casos pela prefeitura, por meio da pasta de Saúde. Destes, oito já se recuperaram, seis estão em recuperação domiciliar e apresentam um bom quadro clínico, enquanto outros seis casos estão sob investigação.
Já em Ferraz de Vasconcelos, a prefeitura registrou até a última quarta-feira (21), sete infecções. Em nota, declarou que esses casos seguem estáveis e sob acompanhamento domiciliar pelas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em Poá, segundo a Secretaria da Saúde, três casos foram confirmados até esta quarta-feira (21), dentre os 19 casos notificados. Outras 15 dessas notificações foram descartadas e um caso segue sob avaliação.
Segundo a Prefeitura de Arujá, do total de 20 notificações suspeitas, se confirmou apenas um caso de varíola dos macacos e outros quatro seguem em análise. A Prefeitura de Santa Isabel, em nota, também declarou ter confirmado um caso.
A prefeitura de Guararema também declarou em nota não ter registrado casos da doença. Salesópolis e Biritiba Mirim não responderam ao questionário.
Segundo os dados por município do Governo do Estado, Itaquá registrou 19 casos, Mogi (13), Suzano (14), Ferraz (7), Poá (3), Arujá (1), Biritiba (1), Santa Isabel (1), enquanto Guararema e Salesópolis não constaram na listagem até o dia 22. Casos podem ser acompanhados pelo link https://bit.ly/Monkeypox_SP.
A Secretaria de Estado da Saúde afirmou em nota que, o atual surto da doença não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.
Dentre os sintomas da Monkeypox estão: erupções ou lesões na pele, ínguas, febre, dores no corpo, dores de cabeça, calafrio e fraqueza. A recomendação do Ministério da Saúde é que, frente aos sintomas, se procure uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação. É importante informar se o paciente teve algum contato próximo com outras pessoas, pois é desta maneira que o vírus se espalha.
* Texto sob supervisão do editor.