Cidades da região vão promover ações de incentivo ao aleitamento materno em adesão à Campanha Agosto Dourado, que visa incentivar e reforçar a importância da amamentação. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o slogan é "Fortalecer a amamentação, educando e apoiando", com o objetivo de informar a comunidade sobre a importância do apoio à amamentação materna, vincular a amamentação como parte de uma boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades, e engajar pessoas e organizações em apoio da amamentação.
"Os bebês até seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água", explica a médica pediatra Rosângela Cunha, do Banco de Leite Humano. Após os seis meses de vida, o bebê começa a receber alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. O leite materno é uma substância viva que se modifica às necessidades do bebê e acompanha o crescimento da criança garantindo nutrição e proteção contra doenças. Promove, ainda, a criação de vínculos e sucesso no desenvolvimento emocional.
O primeiro encontro em Mogi ocorreu na última quinta-feira, na Quitanda Social de Jundiapeba. Até o final do mês, outros pontos serão visitados pela equipe técnica e multidisciplinar. Na próxima quarta-feira, às 14 horas, tem Roda de Conversa com especialistas em amamentação e saúde da mulher no Programa Mãe Mogiana (rua Coronel Souza Franco, 1.094, centro), e na quinta-feira, no mesmo horário, mais um encontro em Jundiapeba.
De acordo com a Prefeitura, a importância do aleitamento materno é tema de rotina nas consultas de pré-natal e conta, ainda, com uma equipe especializada que atua no Banco de Leite Humano e fornece orientações e consultas detalhadas em casos de dificuldade das mães para amamentar seus bebês.
O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes funciona junto ao Novo Pró-Mulher, no prédio da futura Maternidade Municipal, e está integrado à outros serviços de saúde da mulher. O endereço é rua Francisco Affonso de Melo, 550, em Braz Cubas, e o telefone para informações é 4798-7344.
Ferraz
Em Ferraz de Vasconcelos, a campanha tem como público alvo gestantes e puérperas. Palestras e rodas de conversa sobre o tema serão realizados ao longo do mês em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que as mães consigam fazer o aleitamento materno e assim garantir mais proteção e saúde aos bebês. De acordo com a Prefeitura, para que a mãe consiga ter uma amamentação de sucesso a informação é a principal arma. Por conta disso, diversos profissionais da saúde estão empenhados em intensificar as orientações dentro do programa de pré-natal "Ser Mãe". As gestantes receberão instruções sobre a pega correta, quando oferecer o leite, qual alimento a mãe pode e deve ingerir neste período e os benefícios para a criança.
Para além da programação, qualquer gestante ou mãe que tenha dificuldade em amamentar o filho pode procurar a UBS mais próxima de sua casa para que receber as devidas orientações. As mães que tiveram uma experiência com a amamentação podem enviar uma foto e um breve relato para as redes sociais da Prefeitura. A ação tem objetivo de incentivar outras mulheres e dar apoio umas às outras. As imagens serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que as mães devem amamentar de maneira exclusiva os filhos até os 6 meses de vida, o que pode se estender até os 2 anos ou mais.