Em 2019, a Mercedes-Benz comemora o aniversário de 40 anos de um dos modelos de maior sucesso da sua história. O emblemático Classe G chega a sua quarta década e se mantém como um ícone no portfólio da marca. O acordo de colaboração entre a então Daimler-Benz AG e Steyr-Daimler-Puch, que começou no início dos anos 1970, na cidade austríaca de Graz, é agora uma peça única da história automotiva. Na época, o conceito do novo veículo off-road era, por si só, incomum: combinava alta performance off-road com plena capacidade de tráfego e segurança, além de itens que acompanham o modelo até os dias de hoje, como a tração nas quatro rodas, por exemplo.
O ano era 1975 quando a decisão foi tomada de iniciar a produção em série dos modelos G, como eram chamados na época. Ao mesmo tempo, foi decidida a construção de uma nova fábrica em Graz, onde os veículos são fabricados até hoje. Apesar de tanto tempo já ter passado, cerca de 80% de todos os veículos desta família já produzidos ainda estão em uso, o que prova a excelente qualidade e durabilidade do veículo, que somente em 1993 passou a ser chamado como conhecemos hoje: Classe G.
Nesta bem-sucedida trajetória, o clássico off-road da Mercedes-Benz já foi visto em diferentes versões especiais. O automóvel mostrou sua versatilidade em operação com a polícia, bombeiros e serviços de resgate. O modelo G é conhecido como o 'Papamóvel'. O Mercedes-Benz 230 G com um corpo especial transparente acompanhou o papa João Paulo II em numerosas jornadas entre as décadas de 1980 e 1990.