Já imaginou uma estrada em que toda a pavimentação seja feita de plástico, sem o uso de asfalto ou outros materiais mais comuns? É o que a empresa holandesa KWS Infra (divisão da construtora VolkerWessels) pretende desenvolver nos próximos anos.
O conceito PlasticRoad utiliza plástico reaproveitado de garrafas PET descartadas. A novidade deverá ser uma alternativa bem mais amigável ao meio ambiente que os métodos tradicionais de pavimentação, com asfalto ou concreto.
Segundo informações da KWS, o composto desenvolvido pelos engenheiros Anne Koudstaal e Simon Jorritsma pode durar até três vezes mais que o asfalto e suportar temperaturas entre 40° C negativos e 80°C.
Conforme a empresa, o processo feito com placas plásticas, que leva poucas semanas para ser feito, consumiria meses se utilizasse asfalto. A técnica também permite reduzir o prazo de interdição das faixas das rodovias em caso de reparos.
Elementos como postes de iluminação e sensores de controle de tráfego podem ser embutidos durante a produção das placas. Isso evita a necessidade de instalação posterior.
Outra vantagem é o baixo peso, que contribui para a redução de impactos ao meio ambiente. Além disso, a instalação pode ser feita sobre vários tipos de piso - inclusive com baixa aderência, como areia.
Representantes da prefeitura de Roterdã (Holanda) visitaram os laboratórios da KWS e esperam começar a testar a PlasticRoad antes de 2020.
Asfalto com borracha
Usado há cerca de dez anos no Brasil, o asfalto misturado a resíduos de borracha é um dos principais destinos de milhões de pneus velhos, que não podem mais ser reutilizados. O composto reciclado dá ao pavimento uma série de vantagens em relação aos convencionais, de asfalto e concreto.