No Japão feudal, ninjas e samurais eram grandes inimigos - os primeiros a serviço de quem pagasse mais e os outros seguiam as ordens do imperador. No Brasil moderno, uma ninja de sucesso, a Kawasaki 300, acaba de encontrar seu samurai, a Yamaha R3, que começa a ser vendida no País neste mês por R$ 19.900, preço ligeiramente inferior aos R$ 20.213 pedidos pela concorrente.
Em movimento, o novo modelo montado pela Yamaha em Manaus mostra suas armas para o combate, que promete ser bastante acirrado. O motor de dois cilindros e 320 cm3 trabalha de forma bruta, dando à moto o máximo que seus 42 cv e 3 mkgf podem gerar.
O resultado são acelerações vigorosas para um modelo pequeno, que pesa 167 quilos. A moto pode chegar à velocidade de cruzeiro de 100 km/h com certa facilidade e pouca vibração do motor. Graças à tecnologia que mescla 80% de alumínio e 20% de silício no material do cilindro para melhorar a dissipação de calor.
Bem 'à mão', a R3 é uma esportiva pequena fácil de controlar. A suspensão dianteira tem tubo interno de 41 mm, o que facilita o ataque às curvas. A traseira, com um amortecedor, tem o garfo longo. Isso diminui o balanço de distribuição de peso nas frenagens.
A posição de rodagem é ótima e o piloto fica menos inclinado que em outras esportivas. O resultado é o menor cansaço no uso urbano.
Também facilita a missão de rodar na cidade o semi-guidom estreito. A maior vantagem é que ela fácil de manobrar em locais apertados. O quadro do tipo diamante, feito de aço, dá boa rigidez à R3, que, por causa disso e dos ajustes duros da suspensão, é muito boa de curva.
A nova Yamaha será oferecida com três opções de cor (azul e prata fosco, preta e branca e vermelha). Em novembro virá a versão com freios ABS, com preço sugerido de R$ 21.990.
No período de lançamento haverá um plano especial de financiamento, com entrada de R$ 6.350 mais 48 parcelas de R$ 490. Durante o primeiro ano será oferecido um seguro com perfil fixo, por R$ 2 mil.