A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba apreendeu no domingo (24) um balão no Campo do Pedreira, na Vila Vermont. A equipe realizava monitoramento ambiental quando se deparou com homens se preparando para a soltura do objeto.

Quando viram a viatura, os indivíduos correram, abandonando o material na região de mata. É crime previsto no Art. 42 da Lei Federal de crimes ambientais fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.

"A soltura de balão em época de pouca umidade no ar pode trazer problemas sérios como a queimada em área de mata, além de ocorrer o risco de cair em áreas urbanas e atingir a fiação, provocando incêndios e riscos tanto para o meio ambiente quanto para a população", destacou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.

"Criamos a Guarda Ambiental no início de 2021 para acabarmos com crimes como esse. Nosso patrulhamento funciona e dá resultados, por isso a população pode contar conosco", acrescentou o prefeito Eduardo Boigues. Qualquer informação de fabricação, venda, transporte ou soltura de balões na cidade pode ser repassada anonimamente pelo telefone 153.