Agentes do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano apreenderamm mais de 370 gramas de drogas com visitantes neste fim de semana. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), duas mulheres foram barradas ao tentarem entrar com entorpecentes no local durante as visitas. Foram apreendidos 371 gramas de drogas, além de folhas de maconha sintética, conhecida como K4.
No último sábado, por volta do meio-dia, a irmã de um detento tentou entrar no presídio com 184 gramas de maconha e 187 de cocaína. A mulher, de 30 anos, havia costurado os pacotes com drogas dentro das alças de uma bolsa de plástico com mantimentos que seriam entregues ao preso. O material foi detectado nas imagens geradas pelo aparelho de raio-X.
No dia seguinte, por volta das 9 horas, a mãe de um interno, 52, foi surpreendida com maconha sintética escondida entre fatias de queijo muçarela. Os agentes encontraram dois pedaços do alucinógeno, parecidos com recortes de papel em branco, no alimento trazido pela suspeita. As duas visitantes foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Central de Suzano.
Também no domingo, em Ferraz de Vasconcelos, a Guarda Civil Municipal (GCM) localizou um homem foragido do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), de Pacaembu. O individuo foi apreendido na Vila Alaíde, depois que a corporação recebeu denúncia de vizinhos. O detento recebeu o benefício da saída de Natal em 2018 e não voltou à instituição.
De acordo com o comandante da guarda civil de Ferraz, Cléverson Ramos, o homem, além de ser fugitivo, também estava ameaçando a família que reside próximo ao lugar em que ele estava escondido. Quando flagrado pela GCM, o indivíduo tentou fugir a pé por uma viela da rua Júlio de Carvalho, mas foi perseguido pelos guardas municipais, que lograram êxito na captura.
De acordo com o comandante Ramos, a ação dos guardas foi de sucesso. "Temos que parabenizar os nossos agentes pelo pronto atendimento à população e ainda pela eficiência na perseguição e prisão do indivíduo. As informações vindas por meio de denúncia também foram essenciais", afirmou Ramos.