A Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) de Ferraz de Vasconcelos flagrou indivíduos que realizavam o descarte de lataria de automóveis de forma irregular na terça-feira. A operação ocorreu na rua dos Autonomistas, no bairro da Vila Cristina, por meio de patrulhamento preventivo.
Um veiculo Volkswagen Kombi transportava os restos de carros para o descarte. Indagados pela GCM, os homens disseram que estavam tirando os resíduos do local para colocar no veículo e descartar em outro lugar. De acordo com o comandante da corporação em Ferraz, Cléverson Ramos, neste momento, ficou clara a confusão. "Eles se confundiram e a justificativa não foi suficiente. Nos apresentaram alegações sem fundamento", afirmou.
Diante da situação, a GCM apreendeu a Kombi, além dos materiais. Também foi lavrado o auto de infração e de imposição de multa de 40 Unidades Fiscais do Município (UMF's), o que equivale a pouco mais de
R$ 3 mil. O descarte irregular de materiais pode caracterizar crime ambiental, além de o infrator responder administrativamente pela prática.
Segundo o comandante Ramos, a área em questão é monitorada constantemente pela GCM. "Trata-se de um local onde muitas pessoas já têm o vício de realizar o descarte irregular. Por isso, nós sempre fazemos o patrulhamento preventivo na área", disse.