Iniciada às 18 horas de quinta-feira e finalizada ontem, no mesmo horário, a operação "Malha Fina", elaborada pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, deteve 69 pessoas no Alto Tietê. Destas, 44 são acusadas de tráfico de entorpecentes, sendo 31 maiores de idade e mais 13 menores.
Além das prisões de adultos e apreensões de adolescentes, a Polícia Civil da região ainda localizou mais de cinco quilos de drogas. A operação também resultou na apreensão de cinco veículos, mais de três mil objetos diversos e três armas de fogo. Entre as prisões efetuadas, 36 foram em flagrante, resultando em 41 presos. Outras 28 foram cumpridas por meio de mandados de prisão, emitidos pela Justiça da região. O relatório ainda aponta que dos presos por mandado, 19 eram por processos cíveis e os demais da esfera criminal.
Esse tipo de operação tem se mostrado eficiente, segundo opinião do delegado-seccional Marcos Batalha. Para ele, atacar o tráfico de drogas pode ser o principal meio de contribuir para a diminuição dos demais crimes no Alto Tietê. "O objetivo da ação foi cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão e desarticular as quadrilhas de tráfico de drogas em nossa região. Optamos por atacar o tráfico porque o número de crimes contra o patrimônio ainda é grande e sabemos que a droga é o final de tudo isso".
Batalha finalizou dizendo que os infratores roubam e matam para conseguir adquirir os entorpecentes. Entretanto, destacou que as prisões puderam ser feitas devido à dedicação dos policiais civis envolvidos na ação. "O trabalho foi coroado com êxito graças ao empenho dos nossos valorosos policiais", concluiu.