Na manhã de ontem, promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e PMs se uniram para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão temporária contra acusados de tráfico de drogas. A blitz ocorreu na região de Ferraz de Vasconcelos e na zona leste da capital e resultou na detenção de sete pessoas. Segundo o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Doze (CPA/M-12) - que responde pela Polícia Militar no Alto Tietê -, durante a ação também foram detidas duas mulheres.
Os crimes aos quais responderão os presos incluem associação criminosa, tráfico de entorpecentes, documento falso, porte ilegal de munição e adulteração de sinais de identificação de veículo.
Nas residências dos acusados, a corporação apreendeu 18 tijolos de maconha, um invólucro contendo maconha (acondicionada em um plástico fechado com fita adesiva) e uma "trouxinha" da mesma substância, totalizando, aproximadamente, 13,5 quilos do entorpecente. Também foram recolhidas nos imóveis vistoriados 476 gramas de cocaína, 124 caixas de medicamento denominado Suprahyal (remédio utilizado para aliviar dores nas articulações e melhorar a mobilidade articular), cinco balanças de precisão, nove munições de calibre 22, uma faca, uma cédula de identidade falsa, dois aparelhos celulares, R$ 5.446,40 em dinheiro (provavelmente oriundo da comercialização dos entorpecentes) e um veículo Volkswagen Gol.
Além dos objetos apreendidos e das prisões efetuadas, os agentes do Gaeco, com apoio de policiais militares do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, apreenderam também 19 pássaros que eram comercializados ilegalmente por um dos detidos durante a operação. (CI)