Uma vez por semana, coleiras e guias representam mais do que um simples passeio: simbolizam liberdade, afeto para os cães acolhidos no Canil Municipal de Mogi das Cruzes, no bairro Rio Acima. Os voluntários do projeto independente Passeio Animal se reúnem às quintas-feiras com a missão de levar os animais que aguardam adoção para caminhar. O grupo completa, neste ano, 12 anos de atuação e segue em busca de novos voluntários.
O canil que hoje conta com cerca de 50 cães é gerido pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), da Prefeitura de Mogi. No local, também funciona um gatil, e são oferecidos diversos serviços voltados ao bem-estar animal. O Passeio Animal conta com autorização da administração municipal para realizar os passeios. Nas redes sociais — @passeioanimal.mogi, no Instagram — o coletivo também organiza campanhas pontuais, como incentivo à adoção responsável e ações de arrecadação de cobertores para os bichinhos.
Criado por moradores de Mogi, o projeto não é uma ONG, não realiza resgates, mas cumpre a importante função de reduzir o estresse do confinamento, ensinar os cães a andarem com guia e prepará-los emocionalmente para a adoção. O passeio também tem um impacto positivo em quem participa. “Todo mundo se sente bem. Os bichinhos e quem participa. É uma forma de terapia para muita gente”, explica Renata Lizot, voluntária ativa e uma das responsáveis pela página do grupo no Instagram.
Ela lembra que o Passeio Animal começou de forma tímida, há cerca de 12 anos. De lá para cá, chegou a ficar parado por alguns anos, retomando as atividades em 2018. Renata entrou no grupo no ano seguinte, em 2019, e desde então dedica as quintas-feiras aos animais. “Por muito tempo éramos só dois ou três voluntários. Hoje, somos de 10 a 15, dependendo da semana. Com as redes sociais mais movimentadas, conseguimos aumentar a frequência dos passeios e promover algumas adoções”, relata.
Cerca de 100 cães vivem no NUBEA, número que varia conforme os resgates e adoções. Além das caminhadas, os voluntários ajudam a dar banho nos animais e publicam fotos nas redes sociais, ferramenta essencial para encontrar novos lares.
“Infelizmente, o abandono ainda é comum em Mogi. Às vezes, dá desânimo, mas seguimos em frente. Cada adoção que conseguimos renova a esperança”, afirma Renata. Muitos animais estão no canil há anos, e os passeios ajudam a aliviar o isolamento. “Quando chegamos, o canil inteiro se agita. Eles sabem que é dia de passeio”, completa.
Laços criados
Entre os voluntários mais frequentes está a esteticista Camila Soares Santana Medeiros, de 34 anos, que conheceu o projeto por meio de uma amiga e se encantou. “Vi a grande necessidade de doar ao menos alguns minutos do meu tempo. Faz mais bem para a gente do que para eles”, relata.
Hoje, o compromisso já faz parte da rotina da esteticista. “Penso que, se eu não for, vai ser um cãozinho a menos passeando.” Durante a pandemia, o número de voluntários caiu bastante. “Por isso, é tão importante que sempre cheguem novas pessoas”, reforça.
Camila criou laços fortes com os animais. Em 2023, adotou a cadela Mily, que vivia no canil e foi resgatada magra e doente. “Sempre quis um cão pequeno. Quando vi a Mily, foi amor à primeira vista. Ela já estava doente e segue em tratamento. Acho que estávamos predestinadas a nos encontrar.” Anos antes, também adotou a gata Arisquinha, em 2019, e mais tarde resgatou o gato Simon, das ruas.
Segundo ela, há cães de todos os perfis no NUBEA: filhotes, adultos e idosos. “Graças a Deus, há quem busque adotar cães idosos também. E eles encontram lares.” Camila destaca que, apesar dos avanços no NUBEA — como a criação de um solarium para os gatos — o abandono ainda é um problema grave. “Tem muita desova de animais, mas vimos uma grande melhora na condição deles nos últimos anos.”
“Recomendo muito que as pessoas conheçam. Sei que o horário dificulta, já que é durante a semana, mas quem estiver de férias ou puder participar, vale a pena. Quando a gente compartilha, mais gente fica sabendo — e os animais têm mais chance de encontrar um lar”, conclui Camila.
Como participar
Os encontros do projeto Passeio Animal acontecem todas as quintas-feiras pela manhã, nas proximidades do NUBEA, localizado na Estrada Santa Catarina, 2540, bairro Rio Acima. Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @passeioanimal.mogi e se apresentar.
NUBEA
O Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA) é destinado ao atendimento veterinário de animais em situação de rua, que são avaliados e tratados conforme a complexidade, incluindo vacinação, castração, vermifugação e posterior encaminhamento para adoção ou reinserção ao local de origem. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Feira de Adoção
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realiza hoje (18), das 9h às 12h, uma Feira de Adoção de Animais e Arrecadação de Ração no Mercado do Produtor, em Mogilar. O evento visa encontrar lares para cães e gatos disponíveis para adoção e arrecadar ração para o Banco de Ração.
Na próxima quinta-feira (22), ocorrerá a 3ª edição do programa "Seu Amigo Pet", em Jundiapeba, com destaque para o Mutirão de Castração de Animais, destinado a tutores cadastrados no CadÚnico. As inscrições para o mutirão foram realizadas na última quinta-feira (15), no Largo da Feira de Jundiapeba, das 9h às 16h. O evento também contará com feira de variedades, arrecadação de ração e outros serviços para os pets. A iniciativa "Seu Amigo Pet" é realizada mensalmente, em diferentes bairros de Mogi das Cruzes, com o objetivo de promover o bem-estar animal.
Galeria
Foto 1 - Em 2023, Camila adotou a cadela Mily
Foto 2 – Cão 'Mogiano' recebe os cuidados de voluntários no NUBEA
Foto 3 – Renata Lizot ao lado de Marmelo, que está no canil do NUBEA
Foto 4 – 'Anderson Silva' é um dos animais que aguardam um novo lar
Pets
18/05/2025 às 07:00
Voluntários do Passeio Animal fazem a alegria de cães do canil de Mogi
Por: Fábio Palodette
Passeios transformam a rotina dos animais que aguardam a adoção no local e também das pessoas que participam

Voluntários do Passeio Animal passeiam com cães do Canil Municipal de Mogi
Foto: Arquivo Pessoal