A Câmara de Poá vai apresentar propostas para amenizar os prejuízos dos moradores que sofreram perdas materiais com as enchentes do último sábado. Os projetos de lei serão apresentados amanhã, a partir das 9 horas, no plenário da Casa de Leis. Entre as proposituras está a isenção de taxas e tributos, além de um possível acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para dar alguma isenção aos consumidores que precisaram gastar muita água para retirar a lama dos imóveis e limpar toda a sujeira levada pela enxurrada.
Na manhã de ontem, era para ter acontecido uma reunião entre os comerciantes, a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e os parlamentares da cidade, mas muita confusão tomou conta do plenário, que também contou com a presença de moradores da cidade do prefeito cassado Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha.
Diante do tumulto, a reunião foi transferida para o paço municipal, onde só compareceram os representantes do comércio, o secretário da Indústria e Comércio, Ângelo Biancolin e a vereadora Jeruza Pacheco Reis (PTB), que também adiantou algumas propostas que devem ser discutidas durante a sessão extraordinária dessa sexta. "A Câmara solicitou ajuda ao governo do Estado e um olhar de atenção para Poá. A gente entende que não é só a questão do prejuízo, mas também a questão da prevenção", avaliou. "Essa era uma tragédia anunciada".
Durante a confusão na Câmara, a reportagem do Dat conseguiu falar também com o vereador Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, que fez críticas aos governos. "Isso é culpa da administração pública de todo o Alto Tietê e até do Estado de São Paulo. E acho que a gente, como câmara e prefeitura, temos que dar mais atenção a essa parte das enchentes que faz muita gente sofrer", afirmou.
O parlamentar falou da isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem sofreu perdas materiais. "Vamos ver a possibilidade da isenção da taxa da água, porque eles gastaram muito para limpar as residências".
O vereador Willian Ferrari (PROS) disse que o Legislativo vai apresentar proposituras relacionadas a isenção de outros tributos também. "Vamos entrar com um requerimento para isentar a população de impostos, taxa de lixo e iluminação. Também não vamos deixar a tarifa dos ônibus aumentar. No aniversário da cidade, não poderão contratar shows com artistas famosos, terá que ser da cidade para reverter esse dinheiro à população", disse.
Ainda ontem, a Câmara de Poá encaminhou ofício ao governo do Estado pedindo ajuda para a realização de obras de combate às enchentes.