A nova estação de Ferraz de Vasconcelos será inaugurada hoje com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo de Magalhães. A cerimônia será realizada a partir das 10 horas, nas instalações do novo prédio, que deverá atender cerca de 30 mil usuários por dia. A estação tem 4,8 mil metros quadrados de área construída, sete escadas rolantes e três elevadores implantados nos acessos às Praças da Bíblia e Independência, além das plataformas de embarque no interior da estação.
Os usuários encontrarão também dois banheiros com acessibilidade na área interna, além de pisos antiderrapantes. O local vai contar ainda com acesso gratuito à Internet e terá capacidade de 100 megabits por segundo (Mbps). O sinal Wi-Fi deverá atingir um raio de até 500 metros do local.
A obra da nova estação teve início em 2009, mas sofreu diversas interrupções até o fim de 2012, retomando em janeiro de 2013, quando o prefeito Acir Filló (PSDB) assumiu a atual administração e pediu providências ao governador.
Segundo Filló, a estação nova vai oferecer mais conforto aos usuários. "As paralisações e a morosidade das obras prejudicaram a cidade, principalmente quanto ao trânsito das imediações e o fluxo dos pedestres que passam pela praça. Contudo, vamos avançar e inaugurar a estação que vai atender cerca de 30 mil usuários por dia".