Como muitos dizem, o ano começa agora com o fim do Carnaval. Desde o início de janeiro, a sensação era que tudo ainda caminhava ainda de forma lenta, mas agora a rotina volta ao normal, com a retomada das aulas de forma mais efetiva na próxima semana e no poder público e na iniciativa privada os trabalhos também vão sendo retomados.
Vale lembrar também que teremos outros momentos de parada, com um calendário repleto de feriados prolongados. Momentos importantes para recarregar as energias, aproveitar a companhia de amigos e familiares, para então voltar a enfrentar a rotina com todos os desafios do dia a dia.
Como toda a população, também as administrações públicas voltam a intensificar ações, especialmente em áreas como educação, saúde e segurança. Como afirmamos aqui, muitos têm sido os avanços conquistados nos últimos anos, com mais equipamentos e ampliação de investimentos, mas, sempre há muito a fazer, para vencer a insegurança e que tenhamos serviços básicos com uma qualidade cada vez melhor.
E o balanço do Carnaval parece positivo. Segundo dados divulgados por Prefeituras, o público deste Carnaval foi bem significativo, com destaque para Guararema, que reuniu mais de 60 mil foliões em quatro dias de folia, além do pré-carnaval do fim de semana anterior, animado por blocos e matinês. Assim a cidade vai se consolidam como uma referência regional no Carnaval de rua, já sucesso em tantas outras localidades do Estado.
Destaque também para Ferraz de Vasconcelos, única cidade da região a retomar os desfiles das escolas de samba. No último sábado, seis agremiações se apresentaram e reuniram em torno de sete mil pessoas. Quem sabe o bom público e a qualidade dos desfiles não animem outras gestões a retomarem os desfiles no próximo ano?
Claro que sempre é importante priorizar os investimentos em áreas fundamentais para a população, como já destacamos aqui saúde, educação e segurança, mas também a cultura da cidade e a identidade de seu povo devem ser estimuladas e preservadas, e o Carnaval faz parte dessa história.