A cada semana acompanhamos os números das vagas de emprego disponíveis em serviços de encaminhamento de Prefeituras da região, com matéria divulgada no Portal News, abrindo as publicações da semana a cada segunda-feira. São milhares de vagas, mas nem sempre preenchidas prontamente por desafios como a falta de qualificação da mão de obra. 

Os números de contratações formais também têm apresentado queda em relação a outros períodos, quando a economia era mais estável, deixando empresários e investidores mais otimistas, o que geralmente se traduz em novas contratações. Por isso, chama a atenção o serviço da Prefeitura de Suzano, o Suzano Mais Emprego, ter superado a marca de mais de 60 mil currículos recebidos apenas no ano passado, e em janeiro já foram mais de 1.500. 

Importante também olhar para os demais dados divulgados pela administração municipal. Desse total de mais de 60 mil, cerca da metade, 33 mil foram selecionados para processos seletivos de pouco mais de 4 mil vagas disponíveis. Muito provavelmente nem todos os profissionais que se cadastram na plataforma têm um currículo que atende às exigências dos contratantes, evidenciando a necessidade cada vez maior de investir na qualificação da mão de obra. 

Vivemos em tempos em que a tecnologia é a base de tudo, e avança de forma dinâmica para modelos que pareciam estar apenas nos filmes, como a Inteligência Artificial, agora parte do dia a dia da população, substituindo principalmente o atendimento ao cliente, hoje feito basicamente por máquinas, tendo as empresas como diferencial manter a figura do atendente humano. 

São novos tempos que exigem novos profissionais, com uma preparação cada vez mais diversa e multifuncional. É preciso investir na capacitação, e vemos muitas ações nas prefeituras e entidades. O desafio para aumentar o número de pessoas ocupadas está posto não apenas para o poder público com a oferta de cursos de qualificação, mas principalmente para quem busca uma primeira ou uma nova oportunidade no concorrido mercado de trabalho.