O fim de ano é uma das melhores datas para o comércio, com aumento do movimento graças ao Natal e as festas realizadas neste período. E o que faz com essa economia ganhe novo impulso, é o pagamento do 13º salário para quem conta com um emprego formal, e tem essa renda extra, dividida entre parcelas em novembro e dezembro. Apenas a indústria de transformação, segundo informações da diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) deve injetar R$ 207 milhões na economia com o pagamento do benefício, contemplando mais de 79 mil trabalhadores.

Esse grande contingente se soma aos trabalhadores do próprio comércio e também dos setores de prestação de serviço, construção civil e agricultura, somando milhões à economia. Claro que nem sempre grande parte desse montante é gasto na própria cidade do colaborador ou na região, e essa é uma importante bandeira das entidades representativas do comércio para incentivar a compra local, capacitando também empresários e suas equipes para que ofereçam um atendimento cada vez melhor aos consumidores.

Além das compras, o 13º salário também pode significar a possibilidade de saldar dívidas feitas ao longo do ano, ou até mesmo mais antigas, iniciando 2026 com o “nome limpo” como se costumava dizer. Se não for possível a quitação, começar um parcelamento já é importante para que os consumidores recuperem seu poder de compra, e para alguns até mesmo tenham noites de sono mais tranquilas. 

O fim de ano vem assim marcado por muitas possibilidades, como também as vagas temporárias, com grande chance de efetivação. Neste período milhares de oportunidades surgem, especialmente no comércio, com grande expectativa de maior movimento e vendas superiores ao ano anterior. 

A expectativa é que o ano termine realmente de forma positiva para todos, fcom melhores resultados para o comércio, impulsionado pela injeção de milhões do 13º salário, e quem não conta com o recurso, e ainda busca uma oportunidade no mercado, a vaga temporária pode ser a chance de ser mais um empregado formal no próximo ano.