Tenho notado, tanto no ambiente pessoal, como no profissional, uma forte tendência no comportamento humano: desmarcar compromissos previamente agendados com frequência elevada e pouca antecedência.
No cartório ofertamos uma valiosa ferramenta de agendamento de atendimentos, para que os clientes utilizem o seu precioso tempo com sabedoria. Além disso, os escreventes marcam os horários para a assinatura de atos notariais, seja presencialmente, seja por meio do e-Notariado (digital).
Há semanas em que o volume de desagendamentos supera a quantidade de pessoas que mantiveram o alinhavado, mesmo que atrasando sensivelmente.
Já na vida privada, o cenário não é distinto. Quantas vezes marcamos um compromisso, organizamos a agenda e um ou dois dias antes do encontro, recebemos a notícia de que o combinado saiu caro (prefiro o ditado mesmo, “o combinado não sai caro”).
O pior é que, nesse desagradável ambiente, um dos argumentos mais utilizados é o surgimento de algum novo compromisso, em tese mais urgente ou importante, do que aquele a que se propõe a nova data.
Penso que deveríamos ser mais fiéis ao alinhado anteriormente, a não ser que estivéssemos diante de um fato extremamente relevante. Se combinei, que organize a minha agenda para dar prioridade ao que me comprometi, deixando novos encontros para depois.
A essência dessa discussão, na minha visão, se encontra na dificuldade que o ser humano tem em dizer não, em externar com verdade e carinho que não consegue atender a um convite ou chamado.
Temos uma limitação de tempo, e devemos selecionar zelosamente aquilo que nos propomos a fazer, tendo filtros de prioridade. A minha saúde e família encontram-se numa primeira escala, seguidos pelo meu trabalho, sendo o cartório o ambiente principal de dedicação de tempo laboral. Tudo que reflito em fazer ou aceitar, passar por esse filtro minuciosamente refletido.
Dizer não quando não puder atender um convite ou proposta é sinal de respeito com o outro, assim como primar pelo cumprimento daquilo que foi acordado.
Arthur Del Guércio Neto é tabelião em Itaquaquecetuba.