O marketing sensorial é uma estratégia que estimula os sentidos do consumidor para criar experiências únicas e memoráveis. Ao envolver o olfato, a audição e o tato, as marcas conseguem transmitir emoções, reforçar seu posicionamento e aumentar a conexão com o público.

Aromas criam memórias
O olfato é um dos sentidos mais ligados à memória afetiva. Uma padaria que espalha o cheiro de pão recém-assado não só estimula a vontade de consumir o produto, atrair clientes, como despertar lembranças de momentos agradáveis. Hotéis, lojas e até concessionárias (cheiro de carro novo) também usam fragrâncias exclusivas para criar identidade sensorial.

Sons que definem o clima

A música influencia o humor e pode também influenciar o comportamento de compra. Uma loja de roupas para jovens pode apostar em playlists vibrantes para transmitir energia e modernidade, enquanto um spa ou clínica estética prefere músicas calmas para induzir relaxamento. Até supermercados usam sons para guiar o ritmo das compras.

Texturas que transmitem qualidade
O tato reforça a percepção de valor. Embalagens com acabamento suave, tecidos de alta qualidade ou móveis de madeira maciça passam sensações de conforto, sofisticação ou aconchego. Em restaurantes, a escolha de talheres, guardanapos e cadeiras de acordo com os objetivos do empreendimento também faz parte dessa experiência.

Olhe com atenção ao seu negócio e veja onde há possibilidades para explorar os sentidos de forma favorável. Quando aromas, sons e texturas são usados de forma integrada, criam um ambiente coerente com a identidade da marca, prolongam o tempo de permanência do cliente e aumentam as chances de fidelização e mais vendas. O marketing sensorial não é apenas estética: é estratégia para transformar visitas em experiências inesquecíveis.


Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing