O inverno teve início há poucos dias e as temperaturas despencaram na região. Um dos setores que poderia ser afetado por essa mudança seria a agricultura, mas a produtividade se mantém no período com o planejamento dos produtores e apoio oferecido pelas Prefeituras, como destacamos na edição digital de hoje, com ênfase no trabalho realizado pelas Secretarias de Agricultura em Mogi das Cruzes e Suzano.
Com uma produção regional voltada principalmente para hortaliças, bastante sensíveis às variações climáticas, é o planejamento para o período mais frio do ano que permite aos produtores rurais manter-se de forma competitiva no mercado. Os investimentos devem ser contínuos no setor para que a produtividade não seja afetada diante de temperaturas mais baixas que o esperado como ocorre na atual estação, e também com as ondas de calor que vivemos durante o verão.
Não há como negar o impacto das mudanças climáticas nos últimos anos não apenas na região, mas em todo o país, que colaboram também para enchentes e tragédias que temos acompanhado em outros Estados do país. O fundamental é estar preparados para que enfrentar os desafios que surgem e os que ainda estão por vir, focando também em ações para o desenvolvimento sustentável na cidade e no campo.
A questão ambiental está na mão de todas e, como sempre, é preciso unir esforços na esfera pública e privada, para que alcancemos bons resultados para a população de agora e também para as futuras gerações. O trabalho é árduo e desafiados e demanda uma mudança de cultura e comportamento para um novo olhar sobre os recursos naturais e o ambiente que nos cerca.
Temos o privilégio de ainda estarmos enquadrados como “Cinturão Verde” na região, com importantes áreas verdes preservadas e uma agricultura que se destaca também no cenário nacional. É preciso avançarmos com as novas tecnologias que vão surgindo e também na educação ambiental de crianças, jovens e adultos para um futuro com produtos de excelência no campo, e juntos alcançarmos cada vez melhores índices de qualidade de vida para todos.