Ler e escrever são direitos humanos e garantidos pelas leis que sistematizam o sistema educacional brasileiro. Por meio da leitura, fortalecemos nossa formação intelectual, imprescindível para uma educação reflexiva, crítica, ativa e cidadã, em um mundo em transformações, que clama por compromissos com mudanças voltadas ao bem coletivo, e não apenas individual.
Por outro lado, a escrita contribui para o registro das nossas trajetórias, sendo essencial para narrar a história, evidenciar e, sobretudo, perpetuar as memórias de diferentes tempos e gerações que, a cada época, colaboram para o desenvolvimento de suas nações.
Esses direitos têm sido enfatizados pelas políticas educacionais, de modo a assegurar que os educandos avancem em seus ciclos de ensino sem defasagens nos âmbitos da leitura e escrita. Pensando nesse objetivo, em 2023, o Governo Federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com a finalidade de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental — ou seja, até os 8 anos de idade. A iniciativa está sendo implementada em parceria entre Estados e municípios; e visa à promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.
Para a efetivação dessas metas, é necessário, em cada regionalidade, um trabalho articulado com os profissionais da Educação, em especial, os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São eles que, por meio de diferentes metodologias, disseminam a magia da leitura e a relevância da escrita. Semeiam conhecimentos, impulsionam os aprendizados e, diante da diversidade dos alunos — cada vez mais distintos em suas formas de aprender — contribuem para a formação das crianças, assegurando-lhes esses direitos fundamentais ao seu desenvolvimento.
Mais uma vez, esses profissionais têm mostrado que, diante de cada desafio, mobilização não lhes falta para vencê-lo!
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta