Além de Guararema, que se sobressai no turismo regional com suas belezas naturais e atrativos também na gastronomia e na área de eventos, sempre vale destacar Mogi das Cruzes, um dos destinos do Expresso Turístico, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que parte da estação Luz, em São Paulo, em finais de semana determinados.
Mogi tem acesso fácil pela Linha 11 da CPTM, que em breve será oficialmente concedida à iniciativa privada e deve ganhar importantes melhorias, como a reforma das estações e a extensão até Cezar de Souza, como novo destino final. Mais que a facilidade na chegada, a cidade conta com opções como o distrito de Sabaúna, um convite ao ecoturismo e também aos ciclistas, e ainda o Pico do Urubu, local de voos livres, tendo a bela vista da Serra do Itapety e um panorama único da cidade.
Há também os parques municipais com seus atrativos e ainda outros potenciais destinos a serem explorados, já conhecidos dos guias de turismo locais, como por exemplo o patrimônio histórico, que proporciona uma verdadeira viagem a outros momentos de nossa história, entre outras opções ainda a serem trabalhadas.
Mogi, apesar do grande avanço dos últimos anos, com empreendimentos imobiliários, novas empresas e um setor de tecnologia e inovação em alta, ainda preserva seu patrimônio e um ar, em algumas regiões da cidade, que ainda lembra municípios mais interioranos.
Um dos destaques poderia ser também o Mercado Municipal, ponto de encontro de muitos moradores, com boxes onde são vendidos pastéis, frutas e outras iguarias, mas que ainda requer uma maior identidade com a produção local. O Mercadão, como é conhecido, aliás faz parte do centro da cidade, que tem seu atrativo histórico, e demanda uma revitalização para que os mogianos e os visitantes ocupem seus espaços não apenas durante o dia, mas também no período noturno, com atrações gastronômicos e culturais, principalmente.
Que Mogi e a região possa ter todo seu potencial turístico reconhecido e valorizado por seus habitantes e também os visitantes.