O endividamento é um problema para uma grande parcela da população, e o Dia das Mães, data comemorada no próximo domingo (11) e bastante aguardada pelo comércio, não pode ser um motivo para que as dívidas aumentem. Uma pesquisa virtual divulgada pela Fundação Procon-SP, que destacamos na edição de hoje, revela que 20% dos consumidores entrevistados que pretendem adquirir produtos neste ano já se endividiram com presentes para as mães.
A educação financeira e o planejamento das despesas e receitas é um desafio para muitas pessoas, que deveriam desde os primeiros anos de vida receber orientações sobre como lidar com as finanças. Em fases mais adultas, caberia o alerta sobre como resistir a aparente facilidade do cartão de crédito, com a cobrança de juros altos que fazem com que a dívida cresça exponencialmente.
Ainda temos muito a evoluir neste quesito, e não se trata apenas da instabilidade econômica e dos desafios do mercado de trabalho, com uma grande parcela ainda de desempregados, são os muitos os desafios para manter as finanças mais saudáveis, sem acumular dívidas. E a educação mais uma vez, como sempre lembramos, é fundamental para uma mudança até mesmo cultural sobre a relação com o dinheiro e as contas do dia a dia.
Voltando ao Dia das Mães, o Procon-SP alerta para evitar compras por impulso que possam comprometer o orçamento, além da necessidade de se planejar e pesquisar muito antes de escolher o que será comprado. Também fica a recomendação para se atentar às condições de pagamento e parcelamento oferecidos pelas lojas, sejam físicas ou virtuais. No caso das compras on-line, cuidado ainda com o prazo de entrega.
Para não comprometer os gastos do dia a dia, a rotina de pagamentos mínimos para o garantir o sustento da casa e da família, é fundamental estar atento. Busque informações, planeje os gastos e procurar sanar as dívidas que já existem para evitar maiores complicações. Buscar a negociação com os credores é um bom caminho. Sempre é tempo para colocar as finanças em dia e o planejamento é um importante passo.