Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, comemoramos uma data importante: o Dia do Assistente Social. Diferente do que muitos pensam, o trabalho destes profissionais vai muito além do assistencialismo, oferecendo ajudas pontuais para aqueles que mais precisam. As equipes da Assistência Social, no poder público, nas entidades sociais, atuam na efetivação de políticas públicas que podem transformar a realidade de populações mais vulneráveis. 

Temos na região importantes exemplos de políticas públicas, que fazem parte das secretarias, hoje também chamadas de Desenvolvimento Social, e contribuem para a melhoria da qualidade de vida, não apenas com auxiliando na participação em programas sociais como o Bolsa Família, ou na obtenção do Benefício de Prestação Continuidade. Em conjunto com outras pastas, esses profissionais trabalham para que as pessoas se qualifiquem e conquistem novas oportunidades. 

Nossos parabéns hoje aos valorosos assistentes sociais, que se deparam no dia com realidades tão distintas e impactantes, e buscam intervir para que um novo caminho possa ser desenhado para as pessoas atendidas. Eles estão à frente de trabalhos com crianças e pessoas idosas, por exemplo, os dois extremos da pirâmide etária, que geralmente são mais vulneráveis e precisam de maior atenção nas políticas de proteção social. 

Destaque ainda ao trabalho realizado com as pessoas em situação de rua, que, pelos mais diversos motivos são levados a essa condição, e encontram na Assistência, no apoio recebido junto às secretarias e entidades sociais, a oportunidade para retomar a vida em uma melhor situação. Não se trata apenas da oferta de abrigos, mas no trabalho desenvolvido nas ruas para que novos caminhos possam ser apresentados, o que também inclui os dependentes químicos. 

Os assistentes sociais são o apoio para uma grande parcela da população que precisa de orientação sobre os seus direitos, para que eles sejam respeitados, e isso vai muito além da oferta de benefícios que são também a garantia de uma renda mínima. É preciso valorizar os profissionais da Assistência Social!