A vacinação contra a gripe começou para os grupos prioritários, que incluem pessoas idosas, crianças de 6 meses até 6 anos e gestantes. Segundo o governo do Estado, mais de 4 milhões de doses foram distribuídos aos municípios para a campanha, que começou no dia 28 de março, antecipando a data estabelecida pelo Ministério da Saúde, que marcou a data de início para o dia 7 de abril.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, as vacinas começaram a ser aplicadas no dia 29 de março, com o sistema drive-thru, e apenas no primeiro dia forma mais de 1,2 mil pessoas imunizadas. Os números da cidade impressionam, mas ainda vivemos o desafio para que todos que fazem parte dos grupos prioritários compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelas cidades, que contam com as doses da vacina, para serem devidamente imunizados.
Sempre importante lembrar que a gripe pode parecer uma doença leve, mas pode evoluir para uma pneumonia e, em quadros mais graves, levar ao óbito. Entre janeiro e o dia 3 de abril, segundo o Estado, foram registrados mais de 500 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 38 mortes. Em todo o ano passado, o número de casos foi superior a 6 mil e mais de 700 pessoas morreram pela doença.
A prevenção sempre é o melhor remédio, especialmente quando se tratam das vacinas que são ofertadas gratuitamente na rede pública de saúde. Embora, hoje pessoas tenham desconfiança sobre a eficácia dos imunizantes em geral, eles são a garantia de proteção contra as mais diversas doenças, não apenas a gripe.
Sempre vale lembrar dos desafios vividos na pandemia de Covid-19, em que mortes foram significativamente reduzidas e pudemos retomar atividades a partir da vacinação em massa.
É importante reconhecer o papel da ciência e seu impacto positivo na prevenção e promoção da saúde, fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade. E da mesma forma, é fundamental valorizar os profissionais de saúde, especialmente da rede pública, que se desdobram, mesmo diante dos desafios, com poucos recursos disponíveis.