A estimativa da Receita Federal é que mais de 400 mil contribuintes na região entreguem a declaração de imposto de renda neste ano, e surpreendentemente em pouco mais de duas semanas, o percentual de formulários entregues já soma mais de 20% do total. Esse é o nosso destaque da edição de hoje, e muito se deve ao preenchimento prévio de grande parte dos dados, o que facilita a vida de quem faz a própria declaração e também dos contadores que são bastante procurados neste período do ano, que segue até o dia 30 de maio. Claro que sempre teremos aqueles que deixam para a última hora.
A recomendação é sempre de atenção aos prazos e às informações e valores declarados para evitar multas e temida malha fina. Todo o cuidado é pouco neste momento, e precisamos ser transparentes com o que as despesas e receitas acumuladas ao longo do ano. Com cada um cumprindo suas obrigações, certamente teremos um futuro mais promissor, mas sabemos que há uma enorme massa de sonegadores, nem sempre pessoas físicas, mas também empresas de grande porte. Cabe ao governo também ampliar a fiscalização para que os impostos devidos sejam pagos, e estes valores tenham uma boa destinação.
Esse é outro ponto importante, todos procuram cumprir suas obrigações, com uma carga tributária maior que a de muitos países que oferecem condições de vida para seus habitantes, mas as contrapartidas com serviços públicos de qualidade sempre deixam muito a desejar nos mais diversos territórios do Brasil. Acompanhamos números grandiosos na arrecadação, e ao mesmo tempo, serviços deficitários, especialmente quando se trata de saúde e educação.
É preciso não só transparência, mas principalmente uma gestão eficiente quando se trata dos gastos públicos, nos investimentos necessários para a melhoria da qualidade de vida da população, com maior atenção aos mais vulneráveis. Será que os recursos arrecadados estão sendo utilizados para os devidos fins, com políticas públicas assertivas? Cabe também a população o papel de fiscalizar e cobrar e não apenas manter em dia suas obrigações tributárias.