Os investimentos na eficiência energética são contínuos não apenas na iniciativa privada, como no poder público. Na edição de hoje destacamos os projetos contemplados pelo chamamento da EDP, concessionária que atende a maioria das cidades da região. Guararema, Poá e Suzano tiveram iniciativas selecionadas e vão receber cerca de R$ 2 milhões para projetos que incluem a energia fotovoltaica, uma das tendências sustentáveis do setor. No total são R$ 5,5 milhões, atendendo iniciativas em mais quatro cidades que fazem parte da área de atuação da empresa.
Destaque também para a substituição de equipamentos na iluminação pública, adotando as lâmpadas de LED, que reduzem o custo e são mais eficientes. Projetos como esse já vêm sendo realizados por prefeituras da região, e a destinação de recursos para a melhorias na iluminação das vias públicas também reflete no aumento da sensação de segurança para os moradores das localidades atendidas.
Com os projetos de eficiência energética, e em outros segmentos que envolvem importantes recursos, como o uso consciente da água, ganha o meio ambiente, com maior conscientização da importância de sua preservação e conservação para o presente, e principalmente para o futuro das gerações que estão chegando e ainda virão.
Os desafios vão surgindo a todo momento, e o importante é que vamos também registrando importantes avanços para que tenhamos uma população cada vez mais consciente do seu dever com o meio em que vive, e também em contribuir com a sua comunidade. Mesmo as atitudes mais individuais que temos, quando se trata especialmente do uso de recursos naturais ou diretamente ligados à natureza, impactam positivamente ou não, todo o coletivo.
É preciso que cada um faça sua parte, e também a iniciativa privada e o poder público unam forças e contribuam para um desenvolvimento sustentável das comunidades, o que se refletem nas cidades como um todo, nos Estados e no crescimento do país, da forma que desejamos, respeitando o meio ambiente e todos que fazemos parte da nossa sociedade.