Uma nova estação chegou, normalmente marcada por menos chuvas, mas nada mais é garantido em tempos de mudanças climáticas. Diante desse cenário instável, seja no verão que se foi ou no outono que chega, vivemos o risco do retorno de epidemias como a dengue, com recorde casos e mortes no ano passado. Neste início do ano, os números estão em queda em relação a 2024 e nenhuma morte foi registrada nas cidades do Alto Tietê, mas manter os cuidados preventivos é fundamental. 

Em outras regiões do Estado, especialmente no interior, os números são crescentes e preocupantes de casos e também óbitos devido a dengue. Com isso, o Governo do Estado intensificou as ações preventivas e em apoio às cidades, e para que não tenhamos preocupação que já existe, agravada pelo crescimento dos números regionais, também as prefeituras do Alto Tietê têm se movimentado no reforço contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. 

Os avanços seguem ainda na produção de vacinas, com a possibilidade de atender mais pessoas, com novos imunizantes sendo produzidos. E embora haja um descrédito nos dias de hoje sobre a vacinação, ela ainda é a melhor forma de prevenção para diversas doenças. 

Vivemos a trágica experiência da Covid-19, e foi com as vacinas que pudemos reduzir o número de casos e de mortes, e assim retomar as atividades cotidianas. É preciso valorizar o programa nacional de imunização, gratuito e bastante completo.  

Como sempre destacamos, cabe também a população contribuir para o controle da doença, especialmente na adesão à vacinação, mesmo ainda restrita para o público de 10 a 14 anos. Destaque também para as pequenas atitudes do dia a dia, evitando acumular água parada nos mais diversos recipientes e mantendo a limpeza dos quintais e outras áreas abertas. 

Sempre temos muito desafios, e é importante aproveitar esse momento de queda para investir ainda mais na prevenção para evitar que futuramente possamos viver mais uma vez uma epidemia de dengue como no ano passado.