Além do mês de ações voltadas para as mulheres, esta semana também se comemora a Semana do Consumidor, com a data celebrada no próximo sábado (15). São muitas as ações e promoções alusivas à data.
A relação entre clientes e fornecedores evoluiu com o tempo, mas ainda há problemas, que geram altos índices de reclamações nas muitas unidades do Procon. São constantes as ações de fiscalização e orientação aos empresários, que precisam estar atentos ao que estabelece o Código de Defesa do Consumidor.
A telefonia sempre esteve no topo das listas de reclamações de consumidores. Evoluímos com certeza, a tecnologia avançou, mas ainda são frequentes os problemas para o cumprimento do que serviço previamente oferecido pelas operadoras. Destaque para as interrupções do serviço que prejudicam principalmente trabalhadores que hoje estão no sistema home office ou híbrido, atuando parte do período de suas residências.
Um novo problema, cada vez mais frequente, são com as compras on-line. Infelizmente sempre surgem casos de pessoas sendo enganadas com produtos não entregues ou em desacordo do que foi vendido. A orientação é sempre a compra em sites confiáveis, e atenção com os dados fornecidos para evitar golpes.
Falando em golpes, o Procon de Mogi das Cruzes destaca que há uma grande demanda envolvendo aposentados e pensionistas em relação a empréstimos, cartões de crédito, falta de informação e refazimento de empréstimos sem orientação clara e precisa. As instituições financeiras infelizmente se aproveitam desse público, que acaba sendo induzido a concordar com produtos que não desejam.
Também na linha financeira temos hoje golpes com centrais que imitam serviços oferecidos pelos bancos, por isso a orientação é desconfiar de ligações recebidas em nome de instituição financeira, solicitando informações ou autorizações para compras de determinado valor. Se houver dúvida, entre em contato diretamente com o seu banco. Esteja sempre muito atento para ter seus direitos como consumidor atendidos e evitar os golpes.