Quando um produto entra na fase de declínio, as vendas caem e o mercado se satura. Lidar com isso pode ser difícil, mas oferece oportunidades de lucro antes de descontinuá-lo. Aqui estão algumas dicas:
1. Reduza os Custos e Fique Atento ao Estoque
Se um produto está em declínio, o primeiro passo é otimizar os custos. Em uma loja de roupas, por exemplo, reduza o custo de produção ou compra de estilos que estão vendendo menos.
2. Ofereça Descontos e Promoções
Ofereça promoções, como uma liquidação, para atrair clientes. Em uma padaria, vender produtos próximos à data de validade com 50% de desconto pode reduzir o desperdício e atrair consumidores.
3. Enfatize os Benefícios Restantes
Quando um produto entra em declínio, é importante destacar os benefícios que ainda o tornam relevante, mesmo que não seja mais a primeira escolha dos consumidores. Em uma loja de ferramentas, um modelo de furadeira pode não ser o mais moderno, mas ainda pode ser eficaz para o uso. Aqui a estratégia seria focar em seu custo-benefício e durabilidade, apontando que é uma boa opção para clientes que não precisam das tecnologias mais avançadas.
4. Altere a Forma de Apresentação ou Use para Segmentos Específicos
Se um produto está em declínio, você pode ajustá-lo para atender a um público mais específico ou apresentá-lo de uma maneira nova. Em uma loja de eletrônicos, um modelo de celular que está saindo de linha pode ser apresentado como um dispositivo ideal para usuários iniciantes ou idosos, com ênfase em sua simplicidade de uso, bateria duradoura e funcionalidades básicas. Em vez de competir diretamente com modelos avançados, o produto é reposicionado como uma solução acessível e fácil para um público que valoriza a praticidade e o custo-benefício.
Embora o declínio de um produto seja natural, ele pode ser uma oportunidade para gerar lucro por meio de descontos, promoções ou até reinvenção. Ajuste sua estratégia e faça uma transição suave para novos produtos.
Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing