Em breve, a região contará com mudanças importantes na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Nesta terça-feira (3) foi publicado o edital e definido o leilão das Linhas 11, 12 e 13, com investimentos bilionários previstos. Entre as obras previstas, novas estações, como a tão esperada extensão da Linha 11 até Cezar de Souza, e ainda a reforma a ampliação e reforma de estações da região. O projeto prevê também a reconstrução das estações de Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes. 

Já na Linha 12, a ligação deve chegar a Suzano, criando uma nova integração com a Linha 11. E também a estação de Itaquaquecetuba será reconstruída, entre outros investimentos anunciados pelo Governo do Estado, que caberão aos responsáveis pela aquisição do lote no leilão previsto para março do próximo ano. Destaque ainda para o início dos testes, a partir do próximo dia 15, para ligar a Linha 11 à estação Palmeiras-Barrar Funda. 

Dezembro chega assim com boas novidades, fomentando o otimismo característico dessa época de fim de ano, porém, ainda assim é preciso colocar os pés no chão e fiscalizar cada passo desse projeto, que prevê inclusive a redução dos intervalos e o aumento do número de passageiros. 

Surgem aqui algumas dúvidas: será que o sistema ferroviário já superlotado estará preparado para atender a essa nova demanda? E a empresa ou consórcio que assumir as Linhas terá a experiência necessária para efetivar os projetos prometidos, com a qualidade que todos merecem e desejam? 

É preciso acompanhar de perto os trabalhos do poder público e também a concessão para a iniciativa privada em todos os segmentos, e especialmente quando se trata da mobilidade urbana. Os milhares de passageiros do transporte sobre trilhos no Alto Tietê enfrentam um desafio diário para chegar a tempo em seus compromissos em outras cidades. E muito longe do conforto desejado nessa longa viagem, atravessando diversas cidades. Não há como negar o avanço do transporte nos últimos anos, mas sempre ainda a muito a ser feito para uma viagem com conforto e a devida segurança.