A saúde mental vem ganhando cada vez mais importância, se refletindo diretamente em nossas relações pessoais e também profissionais. No mercado de trabalho, a capacidade técnica e a experiência são imprescindíveis, mas também cresce o destaque para as habilidades emocionais e de comportamento, favorecendo, por exemplo, o necessário trabalho em equipe.
Nesse cenário, chama a atenção as ações em prol da saúde mental das prefeituras, como em Itaquaquecetuba, que destacamos na edição de hoje. Apenas neste ano, a cidade já realizou mais de 150 mil atendimentos, a maior parte deles no Ambulatório de Saúde Mental, não apenas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Espaços como esses são essenciais para atender a população.
Dentre tantas campanhas temos o Janeiro Branco, que se aproxima e tem esse foco, porém, sempre é tempo de colocar esse assunto em pauta, e cada vez mais aprendemos que não se sentir bem emocionalmente, como em casos de depressão, precisam de ajuda especializada para garantir a qualidade de vida, e também evitar o agravamento para situações que coloquem em risco à própria vida, ou aumentem de tal forma a vulnerabilidade, levando à situação de rua.
Vale sempre lembrar também os períodos mais graves da pandemia de Covid-19, quando a saúde mental de todos foi colocada à prova e extremamente abalada. Assim foram fundamentais ações culturais, por exemplo, que de forma virtual, nos trouxeram algum momento de descontração, frente ao caos instalado, com milhares e milhares de mortes. Aqui também ressaltamos o importante valor da cultura para superarmos desafios e nos reconectarmos nossas vidas e daqueles com quem convivemos, nos adaptando a um novo normal.
Voltando a saúde mental, também uma rede de suporte social é fundamental, na maioria das vezes formada por familiares e amigos. Socializar é fundamental e pode nos levar a encontrar novos propósitos de vida, enxergando outros horizontes possíveis. Importante ainda o acolhimento multiprofissional e dessa rede, sem julgamento, atento às vivências e experiências de cada um.