Um panorama da educação brasileira será divulgado em novembro com o lançamento da nova edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica. A publicação, organizada pelo Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, reúne uma série de dados com o objetivo de contribuir com o monitoramento e a qualificação do debate educacional, permitindo, segundo os organizadores, um vasto campo de análise para diferentes públicos.
O levantamento tem como foco a rede pública e está dividido por temáticas que passam da Educação Infantil à formação de professores; da aprendizagem à infraestrutura; da gestão escolar à tecnologia; e conta, ainda, com um capítulo exclusivo às Relações Étnico-Raciais na Educação.
A formação de professores é um dos pontos que despertam a atenção. A área está desfalcada. Há poucos ingressos nos cursos de licenciatura; alta evasão entre os que se matriculam; e, entre os que concluem os cursos, não existe o desejo de atuação nas salas de aulas. Para se ter uma ideia, os dados revelam que um em cada três professores não tem formação adequada para a disciplina que leciona no Brasil, com cenário pior nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quando se trata da Educação Infantil, há outro gargalo: dois em cada dez docentes sequer possuem graduação.
Apenas 68% dos professores da rede pública possuem formação adequada na disciplina da qual dão aula na Educação Infantil e no Ensino Médio. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a situação é ainda pior: 59%. Ou seja, está faltando profissionais, e, mais do que isso, interesse, incentivo e motivação. Por qual motivo? Pela falta de valorização da sociedade, que precisa reconhecer a necessidade dessa categoria para o desenvolvimento social, cultural e econômico. Mudanças são necessárias, mas elas têm de começar com o amparo à base, ou seja, com quem dá vida à educação: o professor.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta