Prevenir sempre é o melhor caminho, especialmente quando o assunto é saúde. Temos destacado neste espaço a importância, por exemplo, da vacinação e sua contribuição para eliminação de doenças que já representaram grande risco para a população. Mesmo que apenas atenue os sintomas como vimos com a Covid-19, o ganho já é enorme com a imunização. O mesmo vale para a dengue, mesmo ainda restrita a uma determinada faixa etária.
Na edição de hoje destacamos o reconhecimento a programas municipais de combate transmissão vertical de infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis e o HIV. Nesse caso, é evitar que o vírus seja transmitido de mãe para filho, durante a gravidez ou no parto. Mogi das Cruzes e Suzano se destacaram na premiação estadual realizada nesta semana, com importante ações neste sentido.
Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos também tiveram seus trabalhos reconhecidos. Um orgulho para a região ser representada por profissionais que estão fazendo a diferença no combate a doenças, contribuindo para a prevenção e promovendo a saúde. Nossos parabéns a todos os envolvidos!
A premiação estadual, inclusive, homenageia a médica Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por sua atuação no centro de referência estadual dedicado a esta área durante mais de 20 anos.
Vivemos muitos desafios na área da saúde, mas é preciso reconhecer o trabalho desenvolvido no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma diferenciada e por vezes sem os recursos adequados, atendendo demandas que nem toda a população conhece, com uma excelência que nem sempre é vista ou valorizada no dia a dia. Sempre vale relembrar o trabalho fundamental dos profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19, colocando em risco a própria vida para atender à população.
Com investimentos na Atenção Básica e em programas preventivos, os gastos serão muito menores para o tratamento de doenças e possíveis internações e cirurgias. É preciso promover a saúde, também estimulando um estilo de vida mais saudável e a atenção aos métodos preventivos, quando se fala as infecções sexualmente transmissíveis.