Embora com números reduzidos de roubos e furtos, como destacamos na edição de hoje, a sensação de insegurança ainda é grande para a população, mesmo nas menores cidades da região. Infelizmente, vemos índices de crimes graves como homicídios e estupros aumentando a cada novos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.  

Nesse período eleitoral, a segurança gera grande preocupação e muita cobrança sobre os candidatos, principalmente quem deseja ocupar ou manter uma cadeira no Executivo das cidades. As Guardas Municipais ganharam força nos últimos anos, estão armadas, com diferentes grupamentos, fazendo a diferença nas ações conjuntas com o Estado, mas ainda há são necessários mais profissionais para que insegurança perca a vez.  

Temos investimentos importantes que merecem destaque como a Patrulha Maria da Penha, que combate à violência contra a mulher, e tem Suzano como referência para outras cidades do país inclusive. Avançamos no monitoramento e na atenção ao cumprimento das medidas protetivas, mas ainda temos muito a fazer para que as mulheres estejam realmente seguras, e com o suporte necessário para sair de ciclos de violência que acabaram com anos de suas vidas.  

Também a mulher é a principal vítima do estupro, esteja ela na vida adulta, adolescência ou menos na infância, tendo seu corpo violentado, por vezes, por familiares e conhecidos, que deveriam ser um porto seguro. A mulher vem conquistando seu espaço, mas o caminho longo, e como ir além com delegacias especializadas que atendem em horário comercial? Estarão as outras unidades, que lidam com todo tipo de crime, preparadas para recebê-las? Também é preciso um trabalho de sensibilização para que esse atendimento seja o menos traumático possível e encoraje a denúncia para que outra mulher não passe pelo mesmo. 

A melhoria da segurança passa por mais investimentos, especialmente para o aumento do efetivo de todas as forças, sejam municipais ou estaduais, e igualmente importante, são as mudanças estruturais, na raiz do nosso cotidiano, que proporcionem o devido acolhimento para todos.