tempos de altas taxas de desemprego, empreender acaba sendo a opção para muitas pessoas que, em alguns casos, nem se viam como pequenos empresários. Mesmo na informalidade são eles que movimentam a economia, com grande chance de crescimento e caminhando para a formalização por meio das facilidades trazidas com a criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI).
Quando se fala em geração de empregos, um dos temas escolhidos pelo Mogi News para saber a proposta de candidatos ao Executivo nas cidades da região, no especial “Qual é o Plano?”, muitos falam do incentivo ao empreendedorismo. E realmente é um caminho promissor para melhores resultados econômicos da cidade, seja qual for o seu porte. Lembrando também que são os pequenos negócios os principais responsáveis pela criação de novas vagas, especialmente no comércio ou na prestação de serviços, por exemplo.
Parte desse incentivo também está no empréstimo facilitado de pequenas quantias, com juros abaixo do mercado, o que acontece por meio do Banco do Povo, uma importante parceria entre o governo do Estado e as prefeituras. Na região, foram pouco mais de R$ 1 milhão emprestados entre janeiro e agosto desse ano. Um valor que poderia ser maior com mais incentivos ao empreendedorismo, bem como a formalização dos pequenos negócios, o que também tem reflexos no aumento da arrecadação de impostos, outro desafio para as cidades.
Cabe aos governos não apenas municipais, mas também nas esferas estadual e federal, criarem políticas públicas mais eficientes de incentivo e capacitação aos empreendedores iniciantes e a quem já está há tempos lutando para se manter no mercado.
No âmbito da sociedade civil, temos o trabalho que já é feito reconhecidamente pelo Sebrae-SP, com uma série de ações que auxiliam efetivamente os pequenos negócios e ainda quem deseja empreender, desde os mais tradicionais às startups. É preciso apoio e preparação para que o negócio vá além de suprir uma necessidade de momento, e prospere, ou que aquela oportunidade identificada no mercado possa gerar mais frutos.