Hojeé um dia bastante simbólico para o nosso país, o 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. O patriotismo nunca foi o forte da nossa população, em sua grande maioria deixada à margem, há séculos aguardando por melhores condições de vida. Porém, mesmo com inúmeros desafios, é importante valorizarmos a pátria e trabalharmos juntos pelo seu crescimento e para que o desenvolvimento alcançado nos mais diversos setores contemple a todos. 

O verde e amarelo, cores marcantes de nossa bandeira, em referência às verdes matas que sofrem com devastação das queimadas e desmatamentos, estão sempre presentes. Porém, nossa bandeira se torna uma só, infelizmente, quase que unicamente, nos grandes eventos esportivos, como recentemente com as conquistas, principalmente de mulheres brasileiras, nos Jogos Olímpicos, de Paris, e agora, com os atletas paralímpicos, com os jogos que terminam neste domingo (8). Aliás são dois grupos, as mulheres e as pessoas com deficiência, que frequentemente são vítimas de violações de direitos no nosso país. 

Brindamos e torcemos por quem ultrapassa as barreiras, e supera os muitos obstáculos, nossos heróis e heroínas, mostrando seu potencial para o mundo, mas, ao mesmo tempo, falhamos com a grande maioria, deixando de oferecer oportunidades para outros tantos, que talvez poderiam alcançar os mesmos grandes feitos, e não apenas no esporte. 

Para a data, mantemos a tradição dos desfile-cívicos, que em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, coincidem com a proximidade do aniversário das cidades, comemorados nos dias 1 e 8, respectivamente. São momentos de celebração da pátria, com grande participação de crianças e jovens, mas que se unem apenas naquele momento para comemorar a sua cidade e o seu país. Algo que precisa ser trabalhado no cotidiano das escolas e também estimulado pelas famílias.  

É longo o caminho para que realmente tenhamos “orgulho de ser brasileiros e não desistir nunca”, mas juntos somos mais. Precisamos de união para além das tragédias que se apresentam. Que nossa pátria seja cada vez mais valorizada e cresça, abraçando a todos!