As Olimpíadas estão nos dando exemplos de determinação, resistência e superação. E o principal: a importância da coletividade, ou seja, a união entre esportistas, famílias, técnicos, colegas de equipe, para que os atletas superem os obstáculos e conquistem seus objetivos, que vão além das medalhas. A missão é ser melhor a cada etapa, superando as dificuldades, e cada um no seu tempo.

Ganhar é o desejo de todos. Porém, as derrotas fazem parte do processo, e lidar com elas é um aprendizado essencial para que a jornada prospere, baseando-se na importância da participação, dos ensinamentos, dos avanços e de uma autoavaliação para identificar os pontos altos e baixos do desempenho, para, então, seguir adiante.

Vencer ou perder! O importante é participar, aprender, evoluir, prosperar e galgar novos desafios. Perder é doloroso, decepciona, entristece, e, sim, nos faz chorar, como vimos com nossos atletas. Afinal, ninguém melhor que eles para reconhecer o esforço para chegarem a um evento de tamanha importância.

No entanto, é por meio desses contratempos que desvendamos as nossas potencialidades, reconhecemos nossos talentos e identificamos as habilidades a serem trabalhadas, para sermos melhores que ontem, e não que todo mundo.

As Olimpíadas propiciam reflexões importantes com nossos alunos, que também vivem em um ambiente competitivo, ora desanimador, ora motivador. Elas nos ajudam a trabalhar as frustrações, para que as novas gerações aprendam que perder é doloroso, mas vencer é ainda mais. Isso porque exige esforço, dedicação, concentração. E, sobretudo, escuta às orientações, aos comandos, às regras e, inclusive, às críticas.

Por meio deste evento mostramos aos nossos jovens que "os nãos" fazem parte da vida, e eles não são superados com chutes, socos, palavrões. Pelo contrário, exigem resiliência, e, em especial, maturidade para reconhecer que, nas vitórias e nas derrotas, ninguém melhor que nós para se permitir evoluir e voar cada vez mais alto.


Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta