Referência em atendimento rápido, de qualidade, com diversidade de serviços, o Poupatempo é um exemplo do quanto a gestão pública pode ser eficiente, e realmente parceira da população, que dispõe de pouco tempo e necessita de celeridade na emissão de documentos, por exemplo. Hoje até mesmo a matrícula na rede estadual pode ser feita pelo programa, assim como o registro da biometria dos eleitores.

O levantamento publicado hoje mostra os milhares de atendimentos realizados em seis meses, com agendamento cumprido rigorosamente, mostrando o quanto é possível avançarmos em direção a uma gestão pública cada vez mais eficiente. É preciso que todos estejamos atentos para que o que é oferecido no Poupatempo seja expandido para outros setores.  

Na região, temos unidades em praticamente todas as cidades, poupando tempo inclusive no deslocamento do cidadão para ter acesso a determinados serviços, como a emissão de um RG e a segunda via da Carteira de Habilitação (CNH), estes os mais procurados pelos usuários. 

Trata-se de um projeto que vem de outras gestões e segue sendo ampliado, alcançando cada vez mais habitantes de diferentes cidades, inclusive com unidades móveis. Uma política pública que, vai além das questões  partidárias, dos governos que vão e vem, e deu muito certo. 

Vale ressaltar que as eleições estão aí, e embora seja um programa estadual, também as Prefeituras podem oferecer um atendimento mais rápido e eficiente para a população nos mais diversos segmentos. Claro que nem sempre há recursos suficientes no Orçamento municipal para se fazer tudo que se deseja, mas uma boa gestão pública consegue encontrar caminhos para aprimorar seus serviços, na medida do que é possível. 

O momento é de atenção com o que é proposto pelos candidatos, não apenas ao Executivo, mas também ao Legislativo, que tem limitações não apenas nas suas ações, já que nem tudo cabe ao município, mas também verificar viabilidade em termos de recursos. Será que a cidade terá dinheiro para este ou aquele projeto, é o momento de se perguntar, antes da chegada às urnas em outubro.