para o registro de candidatura termina na próxima quinta-feira (15) e já temos os principais nomes das disputas pelas Prefeituras da região, aguardando a verificação da Justiça Eleitoral. Na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível encontrar os dados de pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de todo o país. Apenas em Mogi já são mais de 330 registros, e levando em conta as 23 vagas para o Legislativo, a concorrência supera os números de muitos vestibulares, com cerca de 29 pessoas disputando cada uma delas. 

É uma concorrência grande, que se acirra com os registros definitivos e o início da campanha eleitoral já na próxima sexta-feira, dia 16 de agosto. Como sempre dizemos o momento é de atenção para os mais de um milhão de eleitores que devem ir às urnas em outubro no Alto Tietê. Pesquise, conheça os candidatos e escolha aquele que melhor deve representá-lo no Executivo e no Legislativo. Atenção, principalmente, às propostas, que elas sejam viáveis, já que nem tudo é da alçada do município, muito do que poderá ser realizado em um futuro mandato depende de articulações com o governo estadual e federal. 

Geralmente, mesmo nas cidades, temos a certeza de quem votamos para a chegar à Prefeitura, mas não tanta, quanto o assunto são os vice-prefeitos e vereadores. É necessário guardar esses nomes para saber a quem acompanhar e fiscalizar no trabalho diário nas Câmaras Municipais a partir do próximo ano. 

Todo o cuidado é pouco com as informações que circulam, que sejam de fontes confiáveis, e mais ainda com apenas um número fácil de um papel entregue de última hora. Vote de forma consciente que possa realmente contribuir para melhorias para a sua cidade. 

O exercício da cidadania requer responsabilidade. O voto, embora individual e secreto, também tem reflexos importantes no coletivo, afinal o que todos desejam é um futuro melhor. É preciso olhar também por quem dependem de políticas públicas mais eficientes para alcançar uma vida com dignidade e acesso a serviços públicos de qualidade.