Hoje unimos dois assuntos que temos abordado neste espaço nesta semana: o comércio e a corrida eleitoral. Da mesma forma que as datas comemorativas, como o Dia dos Pais, celebrado na próxima semana, movimentam o comércio, também as eleições devem contribuir para o melhor resultado do setor, favorecendo determinadas áreas, como publicidade, gráficas e alimentação. 

As campanhas movimentam as cidades também com contratações de pessoas de diversas áreas para levar o nome dos candidatos para cada vez mais bairros, chegando a mais pessoas. Atualmente com destaque para as redes sociais, com um papel cada vez mais preponderante na decisão de voto, usada para apresentar o perfil do pretende ao Executivo ou Legislativo, aproximá-lo da população, e destacar suas ações e propostas.

Vale ressaltar que todo cuidado é pouco com as possíveis fake news e desinformação que possam surgir e ser compartilhadas nas redes sociais, envolvendo este ou aquele candidato. Sempre verifique a fonte da informação e sua veracidade, antes de compartilhar qualquer informação. 

Voltando ao tema, assim as eleições também contribuem para movimentar a economia, dentro da legalidade e transparência que o processo eleitoral exige. Cabe aos ainda pré-candidatos e seus partidos e coligações, seguir fielmente o que determina a Justiça Eleitoral para que tenhamos uma campanha transparente e propositiva como é o desejo de todos. 

A transparência não está apenas nos gastos e contratações, mas em todo o trâmite, principalmente na propaganda eleitoral até a decisão nas urnas em outubro. 

Sempre é bom lembrar que, embora tenhamos um período de boas oportunidades para o comércio e para a contratação de profissionais, o que extremamente favorável para todos, o mais importante é a decisão soberana do eleitor. Claro que campanhas com mais recursos, acabam mais favorecidas, mas não é o que deve conquistar a população. O momento é de pesquisa e o voto consciente no candidato que melhor ir representar suas demandas junto ao Executivo e Legislativo de sua cidade.