Certamente no topo das demandas da população está a Educação, e é um dos temas que temos trazido com as propostas dos candidatos à Prefeituras da região. Os avanços existem, mas ainda são muitos os desafios para que todos tenham acesso ao merecido ensino de qualidade. Ainda sofremos com a defasagem deixada pela pandemia de Covid-19, quando muitos não tiveram acesso ao ensino on-line. 

A Educação também está em debate entre os municípios com a realização de mais um Fórum Internacional de Educação, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), que teve início na última terça-feira (27) e segue ao longo de setembro. O tema desta quinta edição é “Desafios e Perspectivas da Alfabetização de Crianças”. Embora a região tenha um alto índice de letramento, o tema é de fundamental importância. 

São nos primeiros anos da vida escolar que os alicerces do aprendizado são construídos, e com o passar dos anos, aumenta a dificuldade para atingir o mínimo que não foi alcançado nesse período. Temos uma população alfabetizada em sua maioria, mas que tem dificuldades para a interpretação de textos, o que dificulta o avanço não apenas no aprendizado da Língua Portuguesa, mas de todas as outras disciplinas. 

Há muito a avançar, fortalecendo principalmente o principal personagem do aprendizado que dará a base para a formação de profissionais dos mais diversos segmentos: o professor. Mais do que novas unidades escolares, precisamos de políticas de valorização destes profissionais, como também toda a equipe escolar, dos gestores aos merendeiros, com salários mais atrativos, e reforçando nos alunos questões aparentemente simples, que estão se perdendo, como o respeito. 

Talvez seja o momento de se perguntar o que estamos ensinando as crianças e adolescentes dentro e fora das salas de aulas? Estamos todos contribuindo para a formação de cidadãos melhores, realmente criando um futuro promissor para o nosso país? 

O professor tem um papel fundamental no aprendizado e formação, mas só teremos sucesso com o esforço conjunto também do poder público e das famílias.