Depois do fim do prazo de registro das candidaturas para as eleições municipais desse ano, que termina nesta quinta-feira (15), os candidatos, embora ainda aguardem a análise da Justiça Eleitoral, terão um curto espaço de tempo, pouco mais de um mês, para ir além de suas bases eleitorais, e conquistar o voto, principalmente dos indecisos. 

Nas cidades, candidatos de diferentes coligações partidárias já se apresentam para a população, e a partir de sexta-feira, a campanha eleitoral toma oficialmente às ruas, e invade de vez as redes sociais, tendo cada vez maior influência na decisão de voto dos eleitores. É o momento para conhecer as propostas e pesquisar o currículo dos candidatos, seja ao Executivo ou ao Legislativo. 

Em Mogi das Cruzes, por exemplo, a disputa promete ser acirrada, com a possibilidade inclusive de segundo turno como no último pleito. O prefeito Caio Cunha (Podemos) tenta à reeleição e tem como uma das principais adversárias a pré-candidata do PL, Mara Bertaiolli, ex-primeira dama, que esteve à frente do Fundo Social de Solidariedade nas gestões do marido, Marco Bertaiolli, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. 

Na disputa pelo Executivo mogiano, também estão o ex-vereador Rodrigo Valverde (PT), a Professora Sheila Mantovanni (Mobiliza) e o advogado José Roberto (PRTB). A campanha promete fortes emoções na cidade. E a decisão final como temos reforçado neste espaço é do eleitor. Cabe a cada um que for as urnas em outubro, não apenas em Mogi, como em todas as cidades da região e do país, avaliar de forma criteriosa os candidatos e definir o que acredita ser o melhor para o futuro do seu município. 

Longe das paixões e preferências partidárias, o desejo compartilhado por todos certamente é por um futuro cada vez mais promissor, de desenvolvimento planejado e sustentável para as cidades e seus cidadãos, especialmente quem vive em situação de vulnerabilidade. São essas pessoas lembradas, principalmente, com o sofrimento deste período de baixas temperaturas, mas que merecem estar no centro dos debates o ano inteiro. Vote consciente!