Queda de cabelos é uma queixa muito frequente de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, recomendada para o tratamento de casos de obesidade grave. Via de regra, também são comuns no período pós-operatório relatos de outras alterações nos fios, como quebra frequente, opacidade e lentidão no crescimento. Estamos falando de problemas que, muitas vezes, trazem impactos negativos na autoestima das pessoas.

Inúmeros são os fatores que podem desencadear as alterações capilares após as cirurgias metabólicas. Deficiências de vitaminas, de minerais e de proteínas, por exemplo, ocorrem e são muito frequentes em razão da restrição alimentar severa advinda do procedimento - que acaba por aumentar a saciedade. É preciso considerar, ainda, as alterações absortivas referentes à própria técnica cirúrgica escolhida. Afinal, tratam-se de mudanças significativas pelas quais o nosso corpo passa.

Outros motivos que levam às alterações relatadas por pacientes em consultório são os estresses físico, cirúrgico e metabólico – tudo isso também influencia, em algum grau, no desenvolvimento do ciclo capilar.

Alterações psíquicas, crises de ansiedade e depressão são igualmente comuns aos pacientes após serem submetidos à cirurgia bariátrica. Importante ainda salientar que, por vezes, há o uso de medicamentos, que, embora necessários ao tratamento, por outro lado, como efeito colateral, podem potencializar a queda dos fios.

Portanto, nota-se que os fatores desencadeantes da queda de cabelos são vários e de vertentes diferentes. Diante disso, é mais do que necessário que se tenha um olhar abrangente a estes pacientes, com o devido acompanhamento multidisciplinar antes, durante e após o procedimento bariátrico.

Suplementações vitamínicas, quando necessárias e com prescrição, estímulo do ciclo capilar e orientações quanto aos cuidados com o couro cabeludo e os fios são de grande valia para quem deseja ter cabelos sempre saudáveis e bonitos!

* Dra. Thálita Rodrigues Eufemia (dermathalita@hotmail.com) é médica e tricologista, com certificação pela International Association of Trichologists (Sidney - Austrália); doutoranda em Ciências Biomédicas; e diretora da JM Renaissance.