A partir deste sábado (20) começam as convenções partidárias em todo o país. Esse é o momento de oficializar e homologar as candidaturas dos pré-candidatos a prefeito e vereador nas cidades brasileiras.

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições aqueles que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.

Já as convenções partidárias, ainda de acordo com o código, “são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

Além de uma formalização jurídica obrigatória, a convenção também é uma forma de cada partido e coligação demonstrarem sua força para o pleito. O evento é sempre uma oportunidade dos pré-candidatos apresentarem o apoio que estão recebendo e a energia que estão investindo para conquistar os votos necessários para se elegerem no Executivo ou no Legislativo.

As convenções, cada vez mais, se tornam grandes eventos, com grandes produções e um importante momento para, inclusive, gerar conteúdo para as redes sociais, outra ferramenta essencial na campanha eleitoral dos últimos anos.

Neste final de semana teremos importantes convenções em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, por exemplo. Cabe aos eleitores, e até mesmo aos adversários, avaliar cada evento, ouvir o que dizem os pré-candidatos, pesquisar sobre seus apoios e propostas para a cidade.

O momento de decidir quem nos representará na política a partir de 2024 está cada vez mais próximo. É hora de focar a atenção para votar de maneira consciente e responsável em outubro. Se tiver oportunidade, participe das convenções, que são eventos abertos e necessários para a democracia.