O Dia do Refugiado, comemorado na última quinta-feira (20/06), é uma boa oportunidade para refletirmos sobre os motivos que levam milhares de pessoas a deixarem seus países e a importância de receber bem essas famílias que deixaram tudo para trás em busca de segurança e melhores condições de vida.

De acordo com dados divulgados na última edição do relatório “Refúgio em Números”, apenas em 2023, no Brasil, foram feitas 58.3628 solicitações da condição de refugiado, provenientes de 150 países. As principais nacionalidades solicitantes em 2022 foram venezuelanas (50,3%), cubanas (19,6%) e angolanas (6,7%).

Quem circula pela região metropolitana do Estado, assim como no Alto Tietê, encontra pessoas de outras nacionalidades trabalhando em diferentes áreas e funções, lutando para sobreviver e se encaixar em uma nova cultura e uma nova realidade na maioria das vezes muito diferente da vivida até então em seus países de origem.

Receber essas pessoas bem, acolher e oferecer condições dignas de vida é o mínimo que podemos fazer enquanto sociedade. O Brasil, inclusive, é considerado um país acolhedor, em razão do Art 5º da Lei nº 9.474/1997 (Lei dos refugiados). A lei exige o cumprimento aos direitos fundamentais de uma pessoa humana, proibindo a discriminação entre os nacionais e os não nacionais.

No Alto Tietê, as cidades se adequam a essa realidade e se estruturam para dar conta de uma realidade que cresce a cada dia. Oferecer vaga na escola, serviço de saúde, capacitação profissional são algumas das ações que ganham força, como acontece em Itaquaquecetuba. A cidade conta com o Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias, que abriga pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade, e também em migração. 

O programa Escola Aberta é outra política pública adotada que visa a inclusão dos imigrantes e suas famílias, por meio da Educação e de trabalhos sociais. Que esse tipo de programa ganhe cada vez mais força no Alto Tietê, uma vez que a região será sempre o destino de muitos refugiados em função da proximidade com São Paulo e com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.