O uso das redes sociais deve ser controlado na infância por diversos motivos e um deles é a influência que o conteúdo postado pode ter na vida das crianças. Prova disso é a realização da famosa rotina de skincare, ou seja, de cuidados com a pele, por meninas que sequer tem idade para utilizar os produtos apresentados por mulheres adultas.

Conforme matéria publicada em nosso portal hoje, garotas de 9 a 13 anos reproduzem, sem muito conhecimento, trends feitas por influenciadores da mesma faixa etária ou mais velhas sobre os cuidados com a pele, mas o problema é que esse excesso de cuidado pode se tornar prejudicial. 

Por terem a pele mais fina e sensível, os produtos utilizados pelas crianças podem causar diversos danos, como dermatites de contato, alergias, irritações, surgimento de acne e até mesmo intolerância solar.
As famílias precisam estar atentas aos conteúdos que seus filhos estão assistindo, pois essa influência pode ir por caminhos cada vez mais graves e preocupantes. 

Crianças devem estar brincando, estudando, praticando esportes e não tendo rotina de cuidados com a pele, prática essa importante, mas para mulheres e homens e não para meninos e meninas. A limpeza, hidratação e proteção da pele contra o sol devem ser incentivadas entre os pequenos, mas apenas isso.  

O fato é que o famoso skincare é só uma das “heranças” que a internet e as redes sociais nos impõem. Junto com ele temos também os padrões de beleza, a vida feliz e desejada dos influenciadores, o corpo malhado, os produtos milagrosos e tantas outras “maravilhas” que nos são vendidas diariamente.

Se para os adultos já é difícil separar o que é real do que é digital, para as crianças essa tarefa é ainda mais complicada e perigosa. 

Precisamos reforçar a atenção e estarmos alertas em relação ao que nossas crianças e adolescentes consomem nas redes ou teremos uma geração frustrada por não ter uma vida que sequer existe.
Sem falar na ansiedade gerada também pelo uso das telas. Já passou da hora da criança voltar a ser criança e é nossa tarefa trazê-la de volta para a infância de verdade.