Creio que haja mais cientistas criacionistas, do que evolucionistas, que provam ser realidade o Criacionismo. O renomado cientista Adauto Lourenço confirma isso em seu livro "Como Tudo Começou". O Evolucionismo está casado com o ateísmo. Como crer num "acaso" que não é ninguém nem nada? O uso da ciência e da tecnologia sem o bom senso, nos dias atuais, tem se assemelhado à Torre de Babel. Deus impedirá o que o homem deseja fazer além da Sua vontade. 

No utilizável para o bem da humanidade a inteligência artificial tem auxiliado a Medicina na arte de curar. Vejamos: o chatbot, chamado Nova, em forma de humanoide, com rosto que expressa emoção, poderá auxiliar o médico no diagnóstico dos casos ou mesmo manter uma conversa com os clientes, personalizada, porém sem possuir pessoalidade, e alimentada por um sistema do grande modelo de linguagem (LLM). Na realidade o "Dr. Google" da internet é limitado em suas informações, e a IA propõe oferecer melhores conhecimentos. 

Florence, um robô feminino criado pela OMS, Google e Amazon Web Services durante a pandemia de covid -19 para combater notícias falsas, sua base de conhecimento se expandiu e hoje abrange tabagismo, saúde mental e alimentação saudável. A empresa alemã Ada Health oferece o chatbot Ada de verificação de sintomas com milhares de informações num banco de dados que favorecem o diagnóstico, e já tem 13 milhões de usuários. 

Uma abordagem mais segura seria os profissionais da saúde terem fontes de informações confiáveis através dos LLMs (grandes modelos de linguagem), livres do risco de fake news, sendo de uso exclusivo da pesquisa médica e vedadas ao público que já possui informações pelo "Dr. Google" na internet. Um estudo descobriu que pessoas que fizeram perguntas sobre saúde preferiram as respostas do ChatGPT às dos profissionais licenciados, tanto pela qualidade quanto pela empatia que tiveram com esses modelos de informação, porém, a máquina de um desses sistemas não pode oferecer a empatia de um interlocutor humano. O humanoide criado pelo homem nunca poderá substituir o homem criado por Deus.        

Mauro Jordão é médico.